melody erlea

11 de out de 2022

já ouviu falar de street style da era edwardiana?

a fotografia de moda de rua e os blogs de estilo são coisa típica do século XXI, um dos muitos subprodutos da internet, que mudou como a gente se relaciona com basicamente tudo, inclusive roupa.

mas lá na inglaterra edwardiana, por volta de 1906, um fotógrafo amador já tava registrando os luquinhos nas ruas de londres e do litoral inglês!

edward linley sambourne era um cartunista de renome na revista humorística punch, que

começou a fotografar como uma ferramenta para seu trabalho, já que era mais prático fotografar seus modelos pra depois desenhá-los do que pedir pra que eles ficassem imóveis em seu estúdio.

o interesse por fotografia passou de ferramenta de trabalho para hobby, e de hobby pra obsessão, e as quatro paredes de seus estúdio não conseguiam mais conter sua curiosidade pela arte fotográfica.

ele começou a fotografar as pessoas de londres, capturando imagens inéditas dos edwardianos fora de suas poses sisudas e looks completos de acordo com a etiqueta vigente. pensa assim: a era edwardiana foi a última grande era da moda formal, regida por todas aquelas regras da alta sociedade - depois veio a 1a guerra, seguida pela década de 20, e a moda foi só ficando cada vez mais informal.

só que essas fotos de sambourne mostram um outro lado da época, fora da pose pré-planejada e apropriada que se esperava das pessoas de respeito da era - a gente vê aqui os edwardianos quase iguais a nós, numa perspectiva incomum daquela época, mais informal e livre; com claros sinais da revolução no vestir que viria em breve.

olha isso: alguns desses looks funcionariam até hoje! (tirando os chapéus enormes, talvez)

    10