top of page
  • melody erlea

a calça sem cós que mudou a moda



em 1999 britney e christina já tinham ressuscitado, daquele jeitinho americano bem comercial que só os estados unidos conseguem, a moda da calça saint-tropez.


mas funciona assim: a gente vê na tv e no corpitcho das celebridades mas até as lojas que são acessíveis pra gente entenderem a nova tendência e começarem a produzir jeans novos demora, e a gente vai dando o jeitinho que dá.


eu já tinha reparado nos umbiguinhos de fora com meus olhos afiadíssimos de adolescente mas eu gostei MESMO quando vi mariah carey no clipe de heartbreaker com uma calça que era basicamente uma mom jeans 1 número menor que ela, pra ficar bem apertadinha, sem cós! com a cintura cortada fora!!! e desfiada!! diz ela que decidiu cortar na hora, assim que vestiu a calça e se incomodou com a cintura alta demais - alguma semanas depois do clipe já tinha gente pacarai pelas ruas imitando o estilo com a calça cortada na cintura e umbigo aparecendo.


porque, né, o que a gente faz quando nossas roupas tão levemente fora de moda e a gente ainda quer parecer cool e jovem? cata uma tesoura e customiza. e vocês podem ter certeza que bem rapidamente minha mãe já tinha cortado a cintura de umas calças que haviam sido dela e me permitido andar na mais nova moda-igual-o-clipe-mariah. sim eu tive que pedir pra ela pois apenas uma pré-adolescente e ela que pagava pelas roupas, imagina só eu sair cortando pedaço delas fora.


na temporada seguinte as lojas lee e levis já tavam vendendo a versão da calça jeans de cintura baixa simulando a cintura cortada - era uma cintura normal, com botão e tudo, mas desfiadinha pra parecer radical. acontece no punk e acontece no pop: sai da criatividade pessoal e do trabalho manual pra virar lucro pra mega empresa de moda.



daí pra frente a gente sabe bem o que aconteceu, é só lembrar dos umbigos de celebridades e calças jeans horríveis que aguentamos durante todos os anos 2000 e que agora, via alguma porteira do inferno aberta por uma alma infeliz, estão de volta. só me fica saudade desse umbiguinho de mariah emoldurado por fiapinhos de uma calça sem botão.


a mariah tem a dela até hoje, acredita? essa mesma do clipe, que ela não teve vergonha de repeti-la à beça durante toda a divulgação do disco rainbow!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page