• melody erlea

a história e ascenção da baby look



lá nos anos 90 uma camiseta virou febre entre o público teen e jovem: vista no filme patricinhas de beverly hills, a camiseta justinha e curtinha com um coração tie-dye usada por tai, personagem de brittany murphy, era na verdade uma imitação. ainda assim, as vendas da marca tease tees, que produzia a versão original da blusinha, catapultaram.


as mini-camisetas da tease tees tinham como fãs gente como drew barrymore e naomi campbell e haviam vestido rachel green, em friends, diversas vezes - o que já tinha contribuído bastante para a popularização do modelo há 30 anos.



o sucesso do modelo está ligado, entre outras coisas, a seu preço: a baby look usa menos material do que camisetas regulares, o que diminui o custo da produção e, consequentemente, do produto, tornando a blusinha acessível a pessoas que querem atualizar o guarda-roupa sem gastar muito (principalmente em épocas de recessão econômica, o que me parece ser meio que um estado constante da vida).


a criadora e designer da marca, linda meltzer, sempre foi fã de moda vintage, com um carinho especial pelas as camisetas dos anos 70, mais ajustadas, feitas de um algodão fino e macio, que via gente como debbie harry usando. linda também apreciava o movimento riot grrrl crescendo nos anos 90 e a estética de gente como kathleen hanna, do bikini kill, e suas camisetas infantis de segunda mão.



foi com essas referências em mente que ela decidiu fazer suas próprias camisetas - a blusinha que viralizou em clueless, com o coração tie-dye, foi inspirada numa camiseta do grateful dead.



a camisetas da tease tees eram mais justas e curtas do que as em voga até o fim dos anos 80, feitas em algodão baby rib: um tecido extremamente macio, normalmente usado pra confecção de roupas de bebê - e foi assim que ela nomeou sua criação de baby tee, que aqui no brasil ficou conhecida como baby look.


o que vocês acham do modelo baby look? usaram muito? ainda usam? conversem comigo :3

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo