top of page
  • Foto do escritormelody erlea

a história secreta da primeira cantora do black eyed peas


kkkk brinks, gente, não é uma *história secreta*, esse foi só meu jeitinho sensacionalista de chamar sua atenção. mas a real é que eu passei o dia todo pensando em kim hill, a maravilhosa vocalista feminina original do então novíssimo conjunto musical de hip hop black eyed peas. se você não manja, se liga nessa história, ao mesmo tempo incrível e meio triste.


kim hill conheceu will.i.am em 1995, acompanhado de taboo e apl.d.ap, após se apresentar num evento da bmi. eles a ouviram cantar e a convidaram pra fazer parte da banda - ela participou ativamente das gravações dos dois primeiros discos (lançados em 1998 e 2000).



kim não tem vocais em todas as músicas, mas chegou a viajar em turnê com os meninos.


a cantora conta, em entrevista para a série "almost famous" do @nytimes, sobre a cultura de violência do hip hop de los angeles dos anos 90. ao contrário do que se via nessa cena, os black eyed peas eram felizes, cantavam sobre o fim de semana e se divertir, e misturavam elementos de soul, samba, e até esquisitices indie tipo portishead à sua sonoridade.


os shows da banda eram enérgicos, alegres, numa época em que eles se viravam com o que tinham: suas vozes, suas letras, seus passos de breakdance. essa fórmula fez sucesso e eles abriram shows pra gente como no doubt, eminem e outkast. tudo isso ao lado de kim hill, que era, como ela mesma descreve, uma irmã mais velha pro resto do grupo.



foi quando esse sucesso todo começou a bater na porta que eles começaram a ser pressionados pra fazer um tipo de música mais comercial, mais vendável - e isso incluía comercializar também o visual da banda, tornando a imagem de kim mais sexualizada.


ela não topou, dizendo que algo que ela não aceitaria era ser objetificada, e saiu da banda.



um ano depois fergie foi contratada, e o disco seguinte do black eyed peas, elephunk, de 2003, apresentou a banda ao sucesso pop mundial.


kim hill diz não sentir rancor e lembrar de seus tempos como integrante do black eyed peas com carinho; mas dá uma dorzinha de pensar que ela perdeu a carona do sucesso global porque não quis ficar seminua na tv, né?

2 d

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page