• melody erlea

a linda amizade de river phoenix e milton nascimento



outro dia quando postei sobre os galãs magrelos&rebeldes dos anos 90, algumas pessoas pediram pra eu contar a história do river phoenix, que virou um astro cult e ídolo dos anos 90, embora menos mainstream que colegas como johnny depp e keanu reeves.


a razão da fama menos longeva foi a morte prematura do ator, que era irmão mais velho de joaquin phoenix, em 1993 por overdose de drogas. a tragédia aconteceu no viper room, o bar do johnny depp. river tinha apenas 23 anos, e havia catapultado à fama apenas 5 anos antes, com o sucesso estrondoso do filme conta comigo, um clássico de sessão da tarde.



além de ator aclamado pela crítica e público, river virou sex symbol e fashion icon, saiu na vogue e ficou conhecido, como tantos outros atores da época, por seu jeitão calado, reservado, e sua vida regada a festas e drogas. ele era a coisa mais próxima de james dean que existiu nos anos 90, e fez filmes com ethan hawke, mathew perry, harrison ford, foi nominado a um oscar, e atravessou as fronteiras do sucesso comercial e foi pro cinema-cabeça do gus van sant.



mas a história MAIS maravilhosa de river phoenix é sua surpreendente amizade com milton nascimento! ao fim de uma turnê gringa em 1988, enquanto descansava num hotel no central park, milton assistiu ao filme a costa do mosquito, um dos primeiros do ator, se apaixonou pela atuação de phoenix, e escreveu uma música, "river phoenix (carta a um jovem ator)".



river ainda era menor de idade, então pra poder gravar a música, milton ligou pra mãe do jovem artista (ele conseguiu o número com quincy jones kkkk). a mãe negou o pedido a princípio, mas outra de suas filhas, chamada rain, pediu pra ela mudar de ideia:


pouco tempo antes, quando a garota, rain, e river phoenix estavam hospedados NO MESMO hotel onde milton se encantou pelo talento do jovem ator ao ver tv, eles ouviram no rádio uma canção de milton nascimento - e se apaixonaram pelo músico, a ponto de irem imediatamente a uma loja de discos procurar outras coisas. para river, seria uma honra ser homenageado pelo cantor.



os dois se conheceram no rio de janeiro, ficaram muito amigos, e river foi passar uns tempos na cidade de milton, três pontas - olha as fotos na galeria! esse tipo de história me faz acreditar na inevitabilidade da vida: o que tem que acontecer vai acontecer, é inevitável. eu amo essa história!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo