top of page
  • Foto do escritormelody erlea

a revolução pop do monkees em 1967




cê ama aquele pop delicioso sessentista, divertido e bem feito, com harmonias vocais perfeitas, letras espertas e bandinha ensaiadíssima?


pois eu amo e o ano de 1967 foi maravilhoso pra uma das melhores bandas do gênero, os monkees - aqueles mesmo, do ~i'm a believer~.



pra começar, um dos vocalistas, o davy jones, era quase tipo o harry styles na época: cantor de boy band, letrista e multi instrumentista? check! estioso até o detalhe, sex symbol enlouquecedor dos corações adolescentes? check! sotaque inglês e humor gracioso? check! voz linda, sedutora e apaixonante? check check check! (davy jones era capa da melhor comunidade do orkut, "vozes comíveis").


mas ele tava acompanhado de uma galera muito boa, e em 67, jones e seus coleguinhas de banda alcançaram outro patamar.



primeiro eles conseguiram se livrar do supervisor musical don kirshner, que controlava a produção criativa do monkees (e embolsava toda a grana que a banda ganhava). aí eles gravaram o primeiro disco sobre o qual tiveram total controle, headquarters, pela primeira vez compondo e tocando TUDO, sem um único músico de estúdio contratado.


mas a jóia rara veio logo em seguida - no mesmo ano eles lançaram a pequena obra-prima "pisces, aquarius, capricorn & jones ltd", um disco todinho perfeito, cheio de detalhinhos, barulhinhos, coisinhas pra ir escutando e descobrindo. dessa vez eles voltaram a usar músicos de apoio, mas do jeito que eles queriam e pra criar o som que eles estavam imaginando.


o disco é inovador! um dos primeiros da história a usar sintetizador, qie tinha sido inventado pouco antes.


algumas das minhas músicas preferidas foram trilha do programa de tv da banda - cuddly toy, another pleasant valley sunday e what am i doing hanging round (que é uma misturinha boa de country com rock com pop, não tem como não amar!)


de bônus, uma apresentação ao vivo dos meninos no programa do johnny cash! pega só os LUQUINHOS! e pega só a voz delícia do davy jones!



1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page