• melody erlea

london belles: as fashionistas de 1973

fotos de john bishop, via paul gorman

coisas maravilhosas nas quais a gente esbarra navegando a interwebs (a internet de verdade, num computador, não o instagram): em 1973 a revista britânica west one - uma revista meio independente, com algumas poucas edições, que prezava por uma moda livre e criava conteúdo pra mulher pós libertação sexual - publicou um artigo homenageando as mulheres mais estilosas vivendo em londres naquele começo de década.

o artigo, que acompanhava um questionário respondido por cada uma (que cobria preferências literárias, musicais, gastronômicas, sexuais e de lazer), já iniciava dizendo: nenhuma dessas mulheres é modelo, e nem todas seriam descritas como elegantes, mas todas elas tem uma qualidade em comum - ESTILO (assim, todo em caps mesmo kkk). o texto também afirmava que "alta moda" e que a mulher moderna decidia ela mesma quem era e o que queria vestir - liberdade de expressão estava *in*. um AMÉM pra 2a onda feminista!


representando a moda estavam vivienne westwood, que começava a engatar sua carreira como estilista (essa é uma de suas primeiras aparições na mídia), diane logan, chapeleira popular da época, e mary "snake", que era assistente da estilista zandra rhodes. mas além delas também estavam presente suzi quatro, 1a grande estrela feminina do rock, laurita, uma chef hypada em londres no início dos anos 1970, além de uma lojista da badalada loja biba (que foi furtada por rita lee!) e a dona de uma agência de modelos.



minha preferida, escolhida pra ilustrar o topo desse post, é louise doktor, que era secretária executiva em nova york, completamente descolada do mundo da moda e das celebridades - descoberta pelos olhos gentis e afiadíssimos do fotógrafo bill cuningham, que por décadas foi o olhar e o coração do street style novaiorquino.


na foto, ela tá usando o seu figurino de 'nina haws your knockers', a personagem que ela apresentou no miss mundo alternativa de 1973. outras das london belles selecionadas pela west one também tão com seus figurinos de miss mundo alternativa - um evento MARAVILHOSO que acontece até hoje e que é justamente o que o nome diz: um concurso de beleza para as alternatives do mundo, de qualquer gênero, proveniência ou gostos pessoais.



hoje vou deixar todas as london belles brilharem, mas em breve volto pra falar exclusivamente de louise doktor, sua amizade com bill cuningham, e do incrível concurso de beleza miss mundo alternativa.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo