• melody erlea

as máscaras de bowie



tem uma história do bowie que eu amo: em 1986, no ano em que o filme labirinto foi lançado, bowie conheceu um garoto num meet-and-greet após uma sessão promocional do filme. ele era tão tímido (depois foi diagnosticado autista) que teve que conhecer david bowie numa sala separada, sem mais ninguém, longe da muvuca do resto dos fãs e da entourage do cantor.


bowie percebeu que o menino tava com medo, inseguro e ansioso, disse pra ele que também costumava se sentir assim o tempo todo, e aí colocou as mãos nos rostos como quem tira uma máscara e, em seguida, ofereceu a máscara pro garoto. ele disse que aquela máscara invisível não fazia o medo ir embora, mas que dava a confiança necessária pra encarar o mundo. ela permitia que quem a usasse olhasse pras pessoas, mas protegesse sua vida interior do olhar dos outros.


o menino vestiu a máscara e ficou mais a vontade e menos desconfiado, e aí o bowie tirou uma varinha mágica invisível do bolso, e a usou pra fabricar uma nova máscara invisível, que vestiu imediatamente. "eu uso uma máscara todo dia", o artista explicou, "elas me fazem sentir um pouco melhor". não é a 1ª vez que a gente ouve falar das máscaras de bowie, né? todas as personas que ele criou durante toda sua carreira eram algumas de suas máscaras.


mais ainda: lá em 1967 ele já tinha um número de mímica em que interpretava um rapaz comum que encontra uma máscara na rua e, sempre que a veste, as pessoas o aplaudem e o adoram. ele começa mostrando a máscara em casa e no trabalho, e rapidamente está se apresentando em palcos e aproveitando a fama - até que um dia, durante uma apresentação, ele tenta tirar a máscara e percebe que não consegue.


a máscara dessa performance de 67 acaba o dominando por completo e o enterrando em si mesmo, enquanto a máscara que ele compartilhopu com seu fã em 86 o ajudava a, precisamente, não ser dominado pelo público e pela fama.


de qualquer jeito, bowie escancarou pra gente que todo mundo tá vestindo alguma máscara - pra se proteger, pra fingir ser outra pessoa, pra se esconder, pra se conformar..... só que poucos, como bowie, o fazem enquanto o admitem estar fazendo.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo