top of page
  • Foto do escritormelody erlea

Bowie, Iggy Pop & Lou Reed: o encontro que transformou o rock

[texto publicado originalmente na fresh people]



Foi por volta de 1970/1971 que Lou Reed e Iggy Pop – com carreiras de significativo sucesso na cena alternativa de Nova York em suas respectivas bandas, Velvet Underground e The Stooges – conheceram David Bowie, que passava uma temporada nos Estados Unidos. Desnecessário dizer que Bowie

teve um profundo impacto criativo nos dois, e vice-versa.


David Bowie voltou para a Inglaterra para criar o personagem que em 1972 conquistaria o coração de toda a juventude inglesa alternativa, Ziggy Stardust. No mesmo ano, Lou Reed, cansado das politicagens da cena musical norte-americana, foi passar uns tempos em Londres. Ao assistir o amigo encarnar o alienígena Ziggy no palco, declarou ter sido a coisa mais incrível que ele já tinha visto.


Ziggy Stardust era uma colagem de referências, e tanto Lou Reed, com seu jeitão de cowboy metropolitano, e Iggy Pop, com sua postura de palco crua e ensandecida, eram parte das inspirações para a criação do alter ego extraterrestre.


A influência foi mútua - com a ajuda de Bowie, Lou Reed escreveu seu 1o disco solo, Transformer, de 72, que virou uma bíblia musical queer, e passou a experimentar com looks e maquiagem, criando sua própria persona teatral do rock, "the phantom of rock”. No mesmo ano, Bowie ainda remixou sete faixas de Raw Power, seminal álbum de Iggy Pop com os Stooges como banda de apoio.


Alguns anos depois, em 1977, Iggy Pop foi para Berlim para tentar, ao lado de David Bowie, uma reabilitação do vício em entorpecentes. Os dois aproveitaram a estadia na Alemanha para colaborar em diversas experimentações musicais - das quais saíram as músicas do 1o disco solo de Iggy, The Idiot, e a melodia da canção que até hoje é a mais popular do cantor, "Lust for Life".


David Bowie, Lou Reed e Iggy Pop: três forças criativas que, ao se encontrarem, se transformaram artisticamente - e se elevaram ao nível de rockstars absolutos; artistas essenciais do pop e ícones de uma era.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page