• melody erlea

elizabeth keckley, a 1a estilista negra dos eua


se o tema do met gala ontem foi o glamour da gilded age (a era dourada norte-americana do fim do séc XIX), a exposição tinha um tema mais abrangente: in america, a lexicon of fashion. ou seja, a exposição celebra a história moda norte-americana, com salas para diferentes períodos e tendências que marcaram a sociedade e cultura do país. tem de tudo, de alta costura a vestimentas modestas de comunidades religiosas, e o ápice é a sala que reproduz a batalha de versailles de 1973, em que estilistas estadounidenses e parisienses competiram num grande desfile de moda.


no tapete vermelho, teve gente que se vestiu para o tema da festa (a era dourada) e teve gente que se vestiu para o tema da exposição (a história da moda norte-americana), mas houveram poucos que conseguiram fazer os dois ao mesmo tempo.



nossa eterna carrie conseguiu trazer as tendências de moda da era dourada (xadrez, laços, espartilho, crinolina, chapéu de penas) e, também, homenagear elizabeth keckley, uma estilista pioneira na história dos estados unidos: uma mulher negra, que nasceu escravizada (fruto da relação não-consensual do senhor de escravos com sua mãe). elizabeth começou a costurar e vender seus vestidos bem cedo, e com esse ofício juntou dinheiro o suficente pra comprar sua liberdade e de seu filho, em 1855, quando tinha 37 anos.



ela se mudou para washington, abriu seu próprio ateliê, e seus designs eram considerados tão atemporais e elegantes quanto os que vinham diretamente de paris. a estilista chamou tamanha atenção que passou a vestir a 1a dama da época, mary todd lincoln, além de outros membros da elite de washington.



hickley tem uma autobiografia chamada "behind the scenes: 30 years a slave and 4 in the white house" (30 anos uma escrava e 4 na casa branca) e um dos vestidos que ela fez para mary todd lincoln faz parte da exposição no met museum.


o vestido da carrie é do designer christopher john rogers, que já tinha vestido a zendaya numa vibe bem parecida pra revista instyle!




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo