top of page
  • Foto do escritormelody erlea

fiona apple é minha pastora e nada me faltará


e ela é tipo deus monoteísta de bíblia mesmo, faz algumas aparições por década para apóstolos e seguidores selecionados e eles escrevem suas palavras e nós, os adoradores, temos que acreditar no que tá escrito.


a mais recente foi para a jornalista rachel handler, da vulture — que fiona escolheu a dedo pelo motivo seguinte: tem esse filme, hustlers, que estreou no começo do mês nos eua e é estrelado por jennifer lopes. é sobre strippers e mulheres que vendem seu corpo como sustento, e há uma cena em que jenny dança ao som de criminal, o primeiro hit de fiona lá em 96.


numa entrevista para a revista @variety, lorene scafaria, diretora do filme, disse que fiona doaria os lucros de royalties dessa canção para uma instituição que auxilia refugiados nos estados unidos. a variety alterou o vídeo e dublou a palavra refugiados, fazendo soar como se fiona fosse doar os royalties ao próprio fillme.


uma das únicas jornalistas que falou sobre o assunto foi rachel handler — e foi pra ela que fiona mandou um email dizendo: quero te dar uma entrevista. é uma entrevista longa, com muita coisa legal inclusive notícia de um novo disco em breve, AI QUE EMOSSAUM, e comentários sobre fiona ainda não ter recebido a tal da cena do pole dance de jenny embalado por criminal (ela tá afinzona de ver!). mas o melhor é isso: . alguns dias depois da entrevista fiona mandou um sms pra rachel dizendo que esqueceu de contar a melhor história sobre jennifer lopez: lá em 97, no auge de criminal, fiona estava numa festa pré-grammys (imagino o sofrimento de nossa heroína em tal evento) e avistou uma mulher maravilhosa, chamou sua irmã e disse “olha que bunda linda!” nesse exato momento jlo virou pra falar com alguém e sua bunda derrubou uma taça de champagne (ela nem percebeu). isso foi 2 anos antes do disco de estréia de jenny e seu mega hit, if you had my love.


pohan, se tem algo que eu nunca achei que aconteceria é falar de fiona apple e jlo no mesmo post, que honra.


mas mais importante que toda e qualquer anedota provinda dos sagrados lábios de fiona é o fato de que haverá disco novo. sendo a artista imprevisível como é, e sem data exata de lançamento de música nova (e muito menos de show por aqui ), segue aqui uma lista dos melhores momentos, em minha humilde opinião, de fiona apple ao vivo.


- começamos com o clássico discurso no vma em 97, (discurso esse que cabe tanto no mundo da tv dos anos 90 quanto no mundo do instagram dos anos 2010, atualíssimo). um dos, senão o maior momento ao vivo de fioninha: vma's de 1997 - a menina me citou maya angelou em plena mtv, minha gente


- seguimos na mtv: fioninha e seu clássico mtv unplugged - e eu escolhi a versão dela de angel, do jimmy hendrix pois: linda. e, gente, esse show da fiona deve ter sido a referência estética da lorde n o inpicio, porque gente, olha isso, olha as roupas da fiona, olha o jeito que a fiona se mexe no palco, me diz se a lorde não se inspirou nisso aí exatamente??? reparem que a fiona tá até de cabelos levemente cacheados, qué dizê.


- e já que entramos no mérito da fiona ser a lorde original, olha só essa apresentação de alguma premiação do vh1 em 1997 e me diz se não tinha uma certa stylist tentando fazer vingar o look teen-chic goth desde os anos 90, porque gente, só pode ser a mesma stylist, só pode.


- fiona teen e recém lançada ao tenebroso mundo da música, cantando raivosamente sleep to dream (apenas um hino)


- e que tal uma jovem fiona apple em 97 cantando uma música do bill withers? essa não tem imagem, mas o áudio vale mais do que a pena. isso sim é cover, minha gente


- essa performance de not about love, tão bem executada, e a fiona acaba a música com uma cara tão satisfeita, toda uma vibe fiz meu trabalho agora vocês lidem com a bad que surgirá de minhas palavras


- o'sailor ao vivo, pesadona e linda


- aqui vou mandar três de uma vez: o combo elvis costello. 1 - elvis convidando fiona ao palco pra cantar shabby doll. 2 - fiona canta i want you, de arrepiar e morrer. 3 - elvis acompanha tymps com guitarra elétriuca, numa versão da hora demais.




- quando fiona retornou do limbo em 2012, alguém filmou essa versão de paper bag. a qualidade de som não é das melhores, mas dá pra ver tão bem as expressões faciais dela e dá pra ouvir o público cantando junto, é tão emocionante, gente


- e já que estamos em 2012: esse vídeo foi meu primeiro contato com o último álbum da fiona, a primeira música que eu ouvi, o primeiro vídeo da turnê, e gente, que bela surpresa, amigos, que coisa estupenda ESTUPENDA


- e finalmente: fiona apple e andrew bird on great room (que é nada mais nada menos do que a sala do andrew bird)


pronto. dá pra aguentar mais uns mesinhos de silêncio da fiona com essa seleção, né não?

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page