top of page
  • Foto do escritormelody erlea

GROOVE IS IN THE HEAAAaaAAAaaaAAART



acho que não tem uma pessoa que me acompanha que não reconheça a letra desse hit da banda deee-lite, mas se você não cantarolou e visualizou o clipe na sua cabeça, senta que lá vem história!


esbarrei esses dias, não sei como, no instagram de lady miss kier, vocalista do deee-lite e desde então não paro de pensar nessa figura icônica de one-hit-wonder que marcou a década de 1990.


miss kier era, ao lado de pessoas como madonna e cindy lauper, o cartão postal da originalidade e estilo novaiorquino dos anos 80 e 90 - seu visual era inspirado pelas estampas e silhuetas psicodélicas dos anos 60 e 70 só que com alta influência da cena drag queen. o resultado eram looks camp-retrô com macacões de lycra, plataformas altíssimas, perucas ruivas e maquiagem marcadíssima.



lady kier veio pra nova york de ohio, pra estudar moda, mas após algumas semanas de aula se desapontou com as aulas e professores e passou a desenhar e vender suas próprias roupas pra galera da cena alternativa de ny. foi assim que ela conheceu o dj ucraniano dmitri brill, que encomendou botas de plataforma metálicas e um terno azul com glitter. os dois começaram a fazer música juntos e a banda se estabeleceu como um nome conhecido nos clubes noturnos quando o dj japonês towa tei se juntou a eles. foi towa tei que trouxe a sonoridade groovada-tecno da banda, e foi ele que sampleou uma música do herbie hancock, bring back the birds, pra compor o maior hit do grupo, groove is in the heart.



se madonna trouxe um pouquinho do punk pro pop, e cindy lauper fez o mesmo com o new wave, lady kier e seu deee-lite trouxeram a estética e a sonoridade disco-drag-lgbt pro pop mainstream - e no caminho, a cantora se tornou um fashion icon acidental, cultuada pelo mundo da moda e copiada por multidões de jovens garotas, que ela carinhosamente apelidou de "wanna-dees".


lady kier se tornou representante de um estilo único, que misturava alta moda com achados vintage e de segunda-mão. virou garota-propaganda da pucci, marca que sempre admirou, e popularizou os sapatos de plataforma do modelo fluevo, da marca monster - que madonna também amava!



1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page