• melody erlea

jem e as holograms versus barbie a estrela do rock

eu não sei se vocês tão preparadas pra ESSE nível de nostalgia hoje!

acho que desde que eu criei esse blog todo mês alguém me pede post sobre jem e as holograms - esse dia chegou! jem e as holograms era um desenho que rolou de 1985 a 88 pra acompanhar as bonecas temáticas de mesmo nome; tipo uma versão feminina, roqueira e glam do g.i. joe. a ideia era fazer as crianças assistirem ao desenho e por conseguinte implorarem a seus pais pra comprar os brinquedos.


comigo funcionava muito bem, mas acontece que, por mais radicais&estilosas que jem e suas amigas fosse, eu sempre fui muito leal à minha companheira barbie. e não é coincidência que em 1987 a mattel tenha lançado sua coleção de bonecas barbie and the rockers, completamente temerosos de perder espaço pra concorrente jem. e também não é por coincidência que a barbie roqueira acompanhava seu próprio desenho animado, o filme 'barbie - a estrela do rock', de 1987, que foi originalmente lançado como uma minissérie de dois episódios.

e se faz 5 anos que todo mês alguém me pede post sobre a jem, faz 5 anos que toda vez eu penso: mas e a barbie e sua incrível banda de rock? e a barbie e sua viagem intergaláctica pra promover a paz mundial?


no 1o episódio, 'barbie and the rockers: out of this world', barbie e sua banda acabaram de terminar uma turnê mundial e, depois de ganhar todos os prêmios possíveis, decidem o único próximo passo possível pra uma carreira tão estrelar: um show na base espacial, pra promover a paz mundial.

no 2o episódio, 'barbie and the sensations: rockin' back to earth', depois do sucesso estrondoso do show no espaço, barbie e seus amigos estão entediados na viagem de volta para terra e decidem mandar uma jam session na espaçonave. o som da banda é tão eLeTrIzAnTe que abre uma fenda temporal, e quando eles finalmente chegam na terra, descobrem que foram parar em 1959. a banda faz uma pequena tour, se apresentando em várias cidades até chegar em cabo canaveral, onde conseguem consertar seu foguete e zarpar de volta pros modernos anos 80.


tipo, a jem tinha uma identidade secreta, lutava conta vilões, também tinha uma banda e também viajou no tempo, acho que até em mais de uma ocasião. a animação também era de maior qualidade e obviamente a inspiração original, estética e temática, do filme da barbie.

mas, sei lá, tem algo na barbie entediada em sua espaçonave, no fato de que ela mesma e sua música abriram um buraco no tempo, uma certa melancolia que eu sentia, quando criança, em ver a coitada da barbie perdida lá nos anos 50, aquela época longínqua, e ainda assim conseguir superar suas dificuldades... tinha algo ali que me encantava mais do que a jem.

a barbie não tava lutando contra vilões nem sendo uma adolescente normal de dia e uma roqueira-super-heroína à noite. ela tava só vivendo a vida dela, e calhava de ela ser incrível em tudo que fazia, até quando acabava mexendo na estrutura temporal do próprio universo. os luquinhos também não eram nada mal.

fato é que a animação era de pior qualidade e feita às pressas, e ao invés de continuar produzindo uma série da barbie o estúdio optou por outra animação, maxie, sobre uma adolescente surfista e boa aluna que investiga mistérios em suas horas vagas - pega na galeria e me diz se não é a própria barbie, igualzinha que só? :joy: e adivinha: ela também virou uma boneca.


muitas outras bonecas foram descaradamente inspiradas na jem - e até algumas outras animações da época, de menos sucesso. e de lá pra cá muitas outras bonecas e animações surgiram que bebem da fonte de jem e as holograms. de monster high a sailor moon, passando pelas bonecas das spice girls. esse link traz uma lista de bonecas e de animações relacionadas a jem e as holograms - eu me diverti à beça lendo!



uma das bonecas que eu mais curti ter descoberto foi golden girl and the guardians of the gemstones. vi o nome e na hora pensem em steven universe, e coincidentemente (ou não), as bonecas tem justamente os nomes das pedras preciosas de algumas das personagens do desenho. considerando que rebecca sugar, criadora da animação, usou como inspiração tantas outras animações, histórias e brinquedos dos anos 80 e 90, será que talvez as bonecas gemstones dos anos 80 tivessem ali na mistura, mesmo que inadvertidamente? mistérios da vida.


você tá no time jem e as holograms ou no time barbie a estrela do rock? me conta!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo