• melody erlea

loucuras da moda masculina: o codpiece



opa OPA TIRA AS CRIANÇA DA SALA! não, brinks, pode deixar as crianças, esse é um conteúdo altamente educativo, eu juro :3


acho que é um mix de dois anos de pandemia com o fato de que eu zerei os apps de paquera sem nenhum sucesso, mas não consigo parar de pensar nessa tendência ma-ra-vi-lho-sa da moda masculina européia no início do séc XVI - o codpiece. traduzido literalmente como SACO ESCROTAL, kkkkk socorro, ele ficava assim aparecendo todo durinho por entre as pernas dos caras.


durante o reinado de rei henry VIII, na inglaterra, a regra fashion era clara: quanto maior seu codpiece, mais assegurada sua masculinidade. a ideia era emular a visão de um pênis permanentemente ereto, o que aparentemente significava poder financeiro e político.


criado no século XIV, quando os homens usavam caças que eram basicamente leggings: grudadas no corpo e sem nenhum tipo de espaço ou acomodação para a ~protuberante genitália masculina~. os primeiros codpieces eram usados com essas calças, pra proteger o *bispo do hemisfério sul* e também deixá-lo confortável, tadinho, ao invés de balangando prum lado e pro outro todo delineado pela calça (credo que delícia).


como qualquer grande e fervorosa tendência, o saco escrotal perdeu a graça depois de alcançar seus mais grandiosos e eretos patamares - durante os 1500 foram uma febre, em 1600 já tinham desaparecido. tipo bichinho virtual, só sobrou nas nossas memórias fetichistas.



1. King Henry VIII’s Suit of Armour with an exaggerated codpiece.

2. Detail of Charles V, Holy Roman Emperor, by Titian, 1533, shown wearing a codpiece with short doublet, Museo del Prado.

3. Agnolo Bronzino Lodovico Capponi 1550-1555 © Frick Collection

4. Alessandro Alberti with a Page, possibly 1544/1545, National Gallery of Art

5. Portrait of Antonio Navagero (1565) with an accentuated codpiece, oil on canvas by Giovanni Battista Moroni, Pinacoteca di Brera, Milan


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo