• melody erlea

louis XIV, o rei que inventou o instagram e o photoshop


passei duas semanas em paris e nosso último grande passeio por aqui foi ir a versalhes, o magnífico palácio construído pelo narcisista e megalomaníaco louis XIV.


3 reis moraram aqui - louis XIV (o “rei sol”), seu bisneto louis VX, e seu tatara-tataraneto louis XVI (que casou com maria antonieta).


louis XV, ao contrário de seu extravagante bisavô-rei-sol, era mais tímido, discreto e não participante das tradições ostensivas da corte francesa. ele construiu apartamentos mais modestos pra ele nos fundos do castelo e instituiu, pela primeira vez, a ideia de comer em privacidade, com apenas alguns amigos, ao invés de comer no salão público em que a corte toda assistia. antes dele, o conceito de jantar com amigos em casa não existia!



louis XVI e sua companheira antonieta a gente conhece bem - antes de serem guilhotinados na revolução francesa, os dois assumiram o reino ainda adolescentes, com zero maturidade e nenhum interesse em governar, e ficaram conhecidos por seus interesses obsessivos - ela gostava de moda, ele da guerra civil norte-americana, nenhum dos dois gostava de política.


mas eu gosto mesmo da história de louis XIV, e fiquei bem emocionada ao ver esse retrato dele que ilustra o início do post! eu já usei essa imagem pra ilustrar muitos posts meus, não fazia ideia de que o quadro era tão enorme!



gosto da pintura porque ela contém basicamente toda a história da moda - já que foi louis XIV que inventou a maneira com que nós, até hoje, nos relacionamos com roupa.


foi ele que “inventou” o salto alto, inspirado nos sapatos de montaria dos cavaleiros persas - ou seja, esse salto era o suprassumo da masculinidade, com o vermelho representando o sangue das batalhas. mulheres começaram a usar salto porque um quê de elementos masculinos virou tendência na moda feminina - tipo quando a gente começou a usar blazer no século XX.



ele também fazia questão que toda sua corte caprichasse no visu, e pra isso construiu o enorme salão dos espelhos - numa época em que ninguém tinha espelho, que até então só era produzido por vidraceiros especializados em veneza. a ideia era que o salão fosse um corredor de passagem, pra que todos pudessem se ver nos espelhos e comparar seus looks com o do resto da corte. foi a 1a versão do instagram, basicamente 😅


mas a coisa mais doida que aprendi nesse passeio foi que louis XIV também inventou o photoshop! pega essa: o monarca encomendou o retrato ao pintor hyacinthe rigaud, que pintou da cintura pra cima usando o próprio rei como modelo, e contratou um bailarino pra posar como dublê de pernas! por isso essas pernas tão esguias e belas - ao ver o quadro, louis ficou tão satisfeito que pediu mais dois iguais. um ele deu de presente pro sobrinho, os outros guardou pra si.

esqueca o fato de que ele perdeu metade dos dentes e só podia tomar sopa, que inclusive entrava pela gengiva e escorria pelo seu nariz, ou a nojenta situacao dos últimos anos de sua vida, com metade do corpo gangrenado e apodrecendo porque ele não deixou os médicos cortarem sua perna fora pra evitar que a gangrena de uma ferida se espalhasse - o que importa é que na foto o luquinho tava lacrando. bem parecido com hoje em dia, não?

2 comentários

Posts recentes

Ver tudo