top of page
  • Foto do escritormelody erlea

o legado pop de coolio

você deve ter ouvido a notícia do falecimento de coolio, rapper que ganhou fama mundial em 1995 com esse hit aqui..



essa música e seu autor, coolio, se tornaram um marco na música, no hip hop e na cultura pop, e isso vai muito além da versão de weird al yancovic, da qual você também debe lembrar. eu inclusive conheci, na infância, 1o a paródia do weird al, e demorei alguns anos pra descobri que tinha uma versão verdadeira hahaha até hoje canto "living in an aaaamish paaaradise" no refrão quando escuto a versão do coolio.



gangsta paradise foi escrita pra trilha sonora do filme mentes perigosas, com michelle pfeiffer no papel de Louanne Johnson, ex fuzileira naval que decide virar professora de inglês no ensino médio de uma escola pública bem *barra pesada*. foi nesse filme que eu conheci a canção original - e talvez tenha sido aí meu 1o passo em direção de virar professora, pq eu de leve queria ser fodona igual a mcihelle pfeiffer nesse filme e impressionar jovens mentes a buscarem sua prórpia excelência. (resta meus aluno comprovarem se isso é só uma grande egotrip minha). além da música, o rapper faz uma ponta como professor de educação sexual da escola.


além de ser envolvido com o mundo do rap e da música, coolio era fãzásso, assim como eu, de cultura pop, e deixou seu dedinho de legado na tv. além de contribuir com a trilha sonora de dezenas de filmes, coolio fez aparições em alguns dos programas de tv mais icônicos dos anos 90, tipo the nanny, charmed, sabrina aprendiz de feiticeira, futurama e, mais recentemente, gravity falls (coolio amava desenho animado, gente como a gente, sabe?)


e não posso esquecer da contribuição de coolio pra história da cultura pop que é a minha preferida... a música de abertura de kenan&kel, "aw, here it goes", ou como a versão dublada em português dizia.... aaahhh, vamos nessa!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page