• melody erlea

o punk sensível de "we are the best"



"we are the best!", de 2013, é o filme sueco mais delícia que alguém vai te recomendar hoje. ele tem tudo que nós, repeteroupers, amamos: adolescentes rebeldes, luquinhos incríveis, música punk, amizade e feminismo. foi indicado por uma seguidora! (mas perdi o @)


o filme se passa em estocolmo, 1982, e acompanha as amigas bobo e klara - duas garotas de 13 anos apaixonadas por punk, politizadas e opinionadas, que parecem destoar de todos ao seu redor.



na escola, são ridicularizadas por seu visual andrógino e por quererem fazer parte de um movimento que está, aparentemente, morto (o punk).



inconformadas com o fato de a única banda a ensaiar no estúdio público do centro comunitário ser composta só por meninos, elas decidem formar uma banda, mesmo sem saber tocar nenhum instrumento, pra ocupar aquele espaço - e fazer música punk. sério, maravilhosas!


elas convidam hedvig, a menina cristã da sala, que também é uma virtuosa musicista, a fazer parte da banda e ensiná-las a tocar e compor. as três rapidamente estabelecem uma conexão forte, uma linda amizade punk-adolescente que nasce do amor pela música. que lindo, gente!!!


klara, bobo e hedvig não tem uma estética punk daquela clássica e clichê dos anos 70 e 80. como elas mesmas dizem num momento no filme, punk é uma maneira de pensar e agir, não tem regras de vestimenta.



no caso das três amigas, a rebeldia do pensar e agir se traduz esteticamente nos cortes de cabelo. é a primeira atitude que elas tem contra um certo status quo que elas não compreendem totalmente mas entendem que precisam combater.


é bem significativo: no caso de bobo, é uma tentativa de afrontar a mãe (que acha o corte muito fofo e diz pros amigos "olha, a bobo cortou o cabelo, não ficou lindo?). no caso de klara, é um símbolo forte de seu posicionamento rebelde e durão. e no caso da hedvig, é parte de uma tentativa de se encontrar fora da religião.


sensível e divertido, um filme que vale a pena baixar e ver! e a trilha sonora é boa d+!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo