top of page
  • Foto do escritormelody erlea

os luquinhos da mansão bly

(esse texto tem alguns spoilers da maldição da mansão bly, mas como nada na série faz muito sentido não acho que vá te atrapalhar muito)


acabei de assistir, por alguma razão incompreensível, a série "de terror" a maldição da mansão bly. é uma mistura de morro dos ventos uivantes com os outros com a chave mestra com um toquinho de romeu e julieta. consegue ser infinitamente pior que qualquer uma dessas obras, mas valeu pelos visus oitentistas e pelo sotaque inglês.


como a grande maioria das histórias de fantasma, nada faz sentido, há buracos terrivelmente absurdos no roteiro, umas explicações nada a ver inverossímeis pras razões do monte de fantasma pela casa e uma conexão male-male costurada entre todo mundo que passou pela mansão. e além de tudo tem a narradora em off que, socorro, descreve absolutamente tudo que tá acontecendo em cena.


mas vamos dar os créditos a quem são devidos: lynn falconer, figurinista da série, fez o que era necessário pra prender minha atenção mesmo odiando a série do começo ao fim (além do masoquismo nosso de cada dia e de aceitar qualquer tentativa vã de entretenimento que me faça parar de pensar). que póta figurino incrível!


a série se passa majoritariamente nos anos 80, com alguns flashbacks pra passados mais distantes. mas são os luquinhos oitentistas que importam, são eles que tão remexendo a internet toda.


tem três personagens cujo figurino eu particularmente amei.



primeiro danielle, a babá contratada pra cuidar das duas crianças órfãs na mansão que fica no interior da inglaterra. eu AMEI todos os looks dela, desde o blazer estranhamente charmoso que ela usa na entrevista de emprego, passando pelas calças baggy que deixando o quadril dela gigante mas são TÃO confortáveis, os tricôs 80s... um visu barbie-soft.



tem a jaqueta jeans oversized, presença marcante e peça que se repete em vários looks.



daí tem a hannah grose, governanta da casa e (ops spoiler) fantasma residente. eu gosto que a hannah, como uma mulher profissional e organizada, tem um guarda-roupa impecável que emula um uniforme, mas com a vantagem de não ser e poder ter toques de personalidade. ela tem uma coleção de saias midi estampadas que ela combina com suéteres de gola alta, sempre numa paleta de cores elegante e discreta.



eu, inclusive, achei muito curioso a governanta ter esse acervo tão grande de saias e suéteres, sem nunca repetir. onde ela guarda todas essas roupas? ela ganha bem o suficiente pra poder investir tanto em roupas?



(spoiler)

depois que a gente fica sabendo que ela é um fantasma a coisa faz mais sentido: o próprio peter quint, motorista da casa e rival de hannah, aponta como ela se apega à vida inventando um luquinho novo todo dia, pensado à perfeição até os brincos, que também mudam diariamente. doido com o apego a sua forma viva se dá no sonho de um armário infinito.


mais tarde a gente descobre que outro fantasma da casa também tem sua história conectada a suas roupas, que ele amava e, em seu leito de morte, pediu pra que fossem trancadas e entregues a sua filha quando ela crescesse.

(fim do spoiler)



por último tem jamie, a jardineira, com o figurino maaaaiiisss legaaaalll de todos. ela costuma estar de macacão ou calça jeans, roupas práticas pra trabalhar no jardim, mas de um jeitinho todo estiloso.


tem lenço no cabelo emulando aquele clássico poster de tempos de guerra que diz "we can do it".



e tem camiseta da blondie! na hora certa, bem quando a gente tá justamente falando sobre camiseta de banda aqui no repete roupa!



e, olha só quem eu achei também - corrente com cadeado!



mas o momento mais chocante foi quando a dani deu o anel de compromisso pra jamie e no close deu pra ver que.....



é a versão dourada do anel que angel deu pra buffy - e que seguiu usando mesmo depois de perder sua alma, virar um vilão e passar a ter como objetivo de vida assassinar a caça-vampiros.


será que esse anel é tipo um símbolo de amores amaldiçoados? ou será que é um design relativamente fácil de achar e que por algum acaso diversos figurinistas escolheram? fica aí, esse sim, o grande mistério da mansão bly.


no fim das contas eu assisti uma série longa e arrastada só pra ver as roupas, e isso pra mim é um sucesso por si só.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page