• melody erlea

precisamos falar sobre elaine benes



tá, é o seguinte: eu assisti 7 temporadas de seinfeld em um mês (acabei de começar a 8ª) e PRECISO falar sobre elaine.


nas primeiras temporadas não tem nada no estilo dela que me agrade - é um look típico da mulher profissional da virada dos anos 80 pros 90, com blazers, camisas, e no geral cortes conservadores, sem pele aparecendo, vestilos longos e uns florais que pelamor. o cabelo com o topete bufante na frente também é esquisito demais pro meu gosto desenvolvido nos anos 2000.



apesar de eu particularmente não gostar da estética, entendo a escolha - a elaine não é SÓ uma mulher inserida no mercado de trabalho que precisa parecer profissional e série num ambiente corporativo. ela também é aquela amiga mulher que é "um dos caras", que praticamente não é vista como uma mulher sexual pelo seu grupo de amigos, um ser humano na frente de quem eles podem dizer qualquer coisa.


fico com a impressão que esse look coberto e conservador da elaine contribui pra essa relação com jerry, george e kramer, que tem poucas oportunidades de vê-la de maneira sensual.


ela também contrapõe bem as outras mulheres da série, normalmente as namoradas do seinfeld, às vezes do george e do kramer, que costumam estar vestidas de maneira mais moderna, com blusas justas, saias mais curtas e calças jeans. essas mulheres não duram por muitos episódios e sempre são mais ou menos objetificadas, sempre deixadas no posto de "date" e raramente tendo o mesmo papel de elaine, da mina com quem os caras são "eles mesmos".



PORÉM tudo muda a partir da 6ª temporada, quando elaine finalmente tem a atualização que merece, o makeover digno do diário da princesa. as assinaturas de seu guarda-roupa continuam lá: os vestido floridos longos agorta são mais justos, mostram o colo e os braços e aparecem descobertos. as camisas e blazers enormes são substituídos por calças jeans e jaquetas de couro (eu MORROOOOO quando ela aparece assim!). eu cheguei a ver AS PERNAS dela em algum episódio da 7ª temporada! o escândalo!


alguns fatores colaboraram pra essa mudança, me parece: na 7ª temporada já estamos muito mais próximos dos anos 2000 do que dos anos 80 (lembrando que a série foi ao ar de 1989 a 1998, quase 10 anos, acompanhando grandes transições na moda), e o look topete bufante e ombreira tava REALMENTE antiquado.



sorte da elaine que conseguiu o makeover antes da série acabar e pode ser lembrada como merece: lindos e cheios cabelos cacheados, calça jeans, jaqueta de couro e mochila de couro pendurada no ombro.



curiosidade, pra terminar: os looks da elaine eram quase todos garimpados em brechó, assim como os do kramer! pra saber mais histórias legais do backstage e dos figurinos de seinfeld, segue @seinfeldbackstage, perfil comandado por stephannie kennedy, supervisora do figurino da série!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo