• repeteequipe

Sol em Sankofa: a ancestralidade na temporada de Capricórnio

Por Thais Lucena


O Sol entrou em Capricórnio anteontem (21/12) mas não foi só ele quem mudou de temporada não. Mercúrio fez a mesma passagem, a Lua entrou em Áries, Marte e Plutão ficam em quadratura exata e Saturno e Júpiter também em grau exato mas de uma conjunção que acontece em Aquário!


Segura, Berenice, que se a gente não bater a Giovana talvez segure o bendito do forninho dessa transição planetária tão famosa e esperada. Esse comecinho de temporada Caprica parece um pouco turbulenta porque a influência de Marte, que atualmente guenta a barra de Plutão, pode estar fazendo a gente passar por momentos de irritação, um tiquim de angústia e até por medo. Saiba que essa tensão pede MUDANÇA DE ATITUDE, de modo que algum comportamento precisa findar pra que as coisas fiquem mais leves e mais ajustadas na sua vida.


Aproveite a entrada de Sol e Mercúrio em Capricórnio pra olhar a realidade dos fatos, planejar com calma esse novo caminho e comunicar de maneira mais prática suas sensações e necessidades. Pode ser um período bom para rever como foi o ano, até porque o Eixo Câncer-Caprica fala sobre passado e futuro. Olhar pra trás reconsiderando as atitudes, as decisões e com isso replanejar as próximas ações pode ser uma prática de fim de ano que agrada e muito a razão Sol colocada no signo da cabra-montanhesa.



Essa prática me lembra um termo entre os povos de língua Akan presentes na África Ocidental: Sankofa. Representado pelo símbolo de um pássaro com a cabeça virada para trás pegando uma pedra/semente. Este termo/símbolo/ideograma significa muitas coisas dentre elas que devemos voltar ao passado para pegar o que ficou para trás antes de seguir, sejam emoções, suas raizes ancestrais ou questões mal resolvidas.


Sankofa me conecta a uma série atual da Netflix de mesmo nome que mostra a viagem de um historiador e um fotógrafo ao continente Africano e registra, além das rotas de todas as pessoas escravizadas que foram roubadas para o Brasil, os muitos tecidos coloridos e estampados que os povos africanos fazem e costuram com maestria. Pensando em conexões repete-astrológicas, Caprica-Sankofa-RR fazem todo sentido agora. Para trabalhar essa energia mais presente nesse final de ano, reveja todas as metas, não só as de trabalho.



Como tem sido a comunicação em casa, com amigos e família? Como está a auto-estima e valorização das pessoas com quem você se relaciona? Como está a alimentação e a rotina? Trabalhando demais ? Dormindo de menos? A saúde mental, espiritual, vão bem? Capricórnio é esse signo dos objetivos mas também das frustrações, por isso, não esqueça delas nesse período. Essas danadas normalmente são expectativas não atendidas. Como realinhar as más águas, os medos e os impedimentos ? Que lições eles trazem? Tudo isso está em pauta a partir de agora. Faça um bom trabalho, tranquilo, calmo, seguro e certeiro. Pés firmes e atenção no presente, você vai se se agradecer quando vir quão bela é a vista da montanha que subiu.


Além do que, teve também a tão famosa conjução Jupiter e Saturno em Aquário. E ela é realmente importante por muitos motivos. Júpiter, o Deus da expansão, do exagero, da fé, da alegria, das leis, das viagens, dos aprendizados e das crenças encontra Saturno, o Deus materialidade, dá realidade, do planejamento, da frustração, do medo de arriscar mas também da estruturação das coisas de tempos em tempos. A cada 20 anos mais ou menos.


Esses encontros tem temporadas maiores que são contadas pelos elementos. Essas temporadas duram cerca de 200 anos. Ou seja, de 200 em 200 anos a humanidade passa por um novo ciclo de crenças e da maneira como põe em prática todas elas no mundo. Em março tivemos esses dois planetas se encontrando pela última vez em um signo de terra. Passamos agora pra energia do ar. Uma energia que propõe estudo, mudanças, quebra de paradigmas, pede o novo, clama pela união das pessoas, entender coletivamente que a vida não faz sentido sozinha e que muita, mas muita coisa precisa mudar pra que o mundo seja um lugar bacana pra todes viverem bem.


É um tempo mutcho louco na verdade, como se todes nós passemos por uma nova adolescência, onde a gente não sabe bem o que é. Já não é mais tão pequenx pra algumas coisas mas ainda não é tão grande pra outras. O tradicional deve abrir espaço pro inimaginável - será que agora os Jetsons viram realidade e a gente voa? - e isso é no mínimo empolgante.


Aproveite para saber onde tem Aquário no seu Mapa Natal e se tem algum planeta posicionado nesse signo. Vale lembrar que Aquário é o signo dos amigos, dos grupos e das ONGs. Saiba que você não está sozinha. Se quem tem uma amiga tem tudo, como diria o ditado e uma música do Emicida, nessa temporada fortemente aquariana não teria melhor ditado que traduzisse onde podemos encontrar os pontos de apoio mais seguros pra fazer essa mudança mundial.


Aproveite também para celebrar, agradecer e vislumbrar as oportunidades que estão por vir. Tem Aquário na jogada, tudo pode acontecer! Permita-se o contato com amigues, grupos, ongs e instituições que visem o coletivo, pois possivelmente dessas uniões podem surgir bons insights. No mais, se estress, irritações e crises aparecerem, veja-os com bons olhos. Eles é as muitas portas pra revoluções dentro de você.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone YouTube
  • Black Pinterest Icon
  • Preto Ícone Tumblr
  • Preto Ícone Spotify

RECEBA A NEWSLETTER