• melody erlea

já ouviu falar nos tapetes de guerra do afeganistão?


eu descobri essas maravilhas recentemente e precisava compartilhar com vocês!

esses tapetes são uma espécie de tradição moderna - os primeiros tapetes de guerra afegãos surgiram durante a invasão soviética da região, no fim dos anos 1970, feitos por afegãs realocadas para campos de refugiados no paquistão. eram vendidos a preços módicos como souvenir a oficials de governo do ocidente.


a febre cresceu, e de lá pra cá vários tipos foram aparecendo, sempre inspirados pela invasão ou conflito ocorrendo no momento. existem os mais pictóricos, com imagens de armas e tanques e palavras, datas e países, e também os que já assimilaram padronagens e técnicas mais tradicionais dos tapetes da região.



os mais populares são os com motivos do 11 de setembro, frequentemente importados por norte-americanos.


se você procurar, vai ler por aí que esses tapetes unem a arte tradicional da tapeçaria local à dor que essas comunidades passam durante a guerra, mas isso é meio que balela - os tapetes são feitos especificamente pra turistas, a maioria dos estados unidos, e não são artesanais nem comercializados por quem faz - os chamados "rug brokers" ou "rug dealers" é quem intermediam as vendas e fornecem os templates de padronagem mais populares pras tecelãs reproduzirem (por pouquíssimo dinheiro).



alguns estudiosos de arte os consideram baboseira kitsch sem valor, outros uma tradição moderna de arte afegã.

eu só posso dizer que os acho muito lindos e interessantes. mas eu amo uma arte-turística! já falei por aqui dos vestidos tikis, criados pra turistasnorte-americanos na febre do turismo no havaí, e das saias rodadas mexicanas pintadas nas ruas exclusivamentepras turistas dos estados unidos, cês lembram?

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo