• melody erlea

the faculty, uma pérola de terror adolescente noventista


imagina o seguinte: é 1998 e você ainda está surfando a maravilhosa onda de filmes de terror adolescente que surgiu depois do sucesso de pânico - eu sei o que vocês fizeram no verão passado, lenda urbana, comportamento suspeito...


um dia você aluga um vhs na locadora do bairro pra curtir ainda mais um filme de terror noventista. no elenco, o gatíssimo josh harnett, um elijah wood novinho, a weird girl :tm: dos anos 90, clea duvall, e mais algumas carinhas bonitinhas (incluindo um rapaz que em 2004 a gente iria conhecer como usher, com seu hit yeah). no 1o segundo de filme, nos créditos de abertura, a música tocando é the kids aren't alright, do offspring. o plot? o corpo docente da escola se torna vítima de um parasita alienígena que toma conta dos corpos e mentes humanos - e obviamente quer dominar o mundo.



the faculty (prova final, de 1998) é aquela belezinha de tesouro dos anos 90. não era pra ser especialmente bom, mas tem tudo que eu amo - invasão alienígena, um pouquinho de gore, uma história simples que faz referência a clássicos do sci-fi, e o bom e velho mix de diferentes estereótipos adolescentes que descobrem que suas diferenças os fortalecem.


quem precisa salvar a escola - e o mundo - da invasão alienígena são o jogador de futebol, o nerd que sofre bullying, o rebelde repetente que vende drogas na escola, a mean girl gata e popular, a garota boazinha que se mudou do interior e a gótica esquisita que todo mundo acha que é lésbica, mas não é (os adoráveis anos 90 realmente tentaram nos convencer que a clea duvall era hétero).



numa vibe que me remeteu muito à buffy, o filme traz aquele clássico mix de estereótipos antiquados, final previsível, clichês mil, e aquela ideia pré-adolescente norte-americana de dinâmica social escolar. talvez eu simplesmente goste de filmes ruins de terror adolescente dos anos 90, talvez esse filme seja uma pequena obra de arte.


deixo pra vocês decidirem.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo