top of page
  • Foto do escritormelody erlea

the jam e o disco que mudou tudo


eu nunca vou esquecer de um dia, lá no colegial, quando eu tava na pira dos smiths, do clash e do brian wilson, que um amigo meu disse: espera até ouvir o paul weller.



cheguei em casa e baixei os mp3 do disco de estréia do the jam, in the city, de 1977, que fez meu cérebro explodir. eles tinham a mesma energia xófen&rebelde de outras bandas da mesma época que eu curtia, tipo clash e buzzcocks, mas enquanto o resto do punk inglês parecia rejeitar qualquer símbolo associado a uma estética elegante e harmônica do passado, o the jam aceitava essas referências, brincava com elas, e tirava sarro de tudo que a juventude punk da época defendia e idolatrava.



dos terninhos skinny às influências musicais do motown e de bandas como the who, small faces e até, pro horror do movimento punk, beatles, o paul weller fez questão de dizer pro mundo que dava pra ser punk, rebelde, feroz, mas com finesse e sem fingir que o passado não existia.


além de uma aparente genuinidade nas escolhas musicais e estéticas de sua banda, as letras do paul weller traziam um pouco menos do peso político do punk de bandas como the clash, e mais das angústias e experimentações de um adolescente da classe trabalhadora - as músicas eram mais pessoais, embora tão combativas a um status quo antiquado quanto outras bandas punk. e o fato de eles misturarem o punk cru e jovem da época com referências do pop e soul da década de 1960 deixava o som do jam mais dançante, mais catártico, mais apropriadamente epifânico numa pistinha de dança escurecida.



(o fotógrafo da capa desse disco diz que eles colaram os azulejos na parede do apartamento dele no dia das fotos, e o diretor de arte decidiu na hora ali grafitar THE JAM nos azulejos - esse virou o logo da banda)



hoje faz 45 anos que in the city, primeiro disco do the jam - e do paul weller - foi lançado. e, olha, se existe uma época da vida em que precisamos de uns hits epifânicos numa pistinha escurecida, é agora. então separei alguns momentos que eu amo do jam ao vivo pra você dançar aí na sua sala - cola em repeteroupa.com pra ver os vídeos inteiros! link na bio

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page