• melody erlea

the liverbirds, as garotas de liverpool!



já ouviu falar das beatles mulheres? conheça THE LIVERBIRDS, a primeira banda de mulheres de liverpool!


o primeiro show que mary mcglory viu na vida, aos 16 anos, foi um dos beatles, no cavern club, em 1962. ela saiu de lá tão eletrizada e maravilhada que decidiu: ia fazer a mesma coisa que os beatles, ia ter uma banda. comprou seu baixo e passou a levá-lo ao cavern club, pra conversar com outros músicos e dizer pra todo mundo que ela ia ter uma banda.



syl sounders e val gell ouviram falar da menina que tinha uma banda de rock, bateram na porta dela e disseram: é aqui que tem uma mary com uma banda? a mary disse: é aqui mesmo, só que eu não sei tocar nada ¯\_(ツ)_/¯ mas a val tocava e acalmou todo mundo "podexá, gente, eu ensino vocês". a syl ficou na bateria, e a val na guitarra. pam, a vocalista e guitarrista, foi a úlima a se juntar ao grupo.


juntas, elas eram the liverbirds.


elas frequentavam tanto o cavern que um dia o anfitrião do clube, bob wooler, perguntou se elas queriam ir conhecer os beatles no camarim. elas tavam com seus instrumentos, e foram apresentadas como "a primeira banda de rock somente de mulheres de liverpool". john lennon deu uma risadinha e respondeu: HÁ garotas não tocam guitarra.



elas tocavam guitarra sim, e também compunham suas músicas, e viajaram em turnê pela europa toda tocando com os kinks, os rolling stones e até o jimi hendrix. mary, a baixista fundadora da banda, era muito religiosa - queria tocar por uns anos, ganhar muito dinheiro, que ela usaria pra ajudar a família, e depois queria virar freira. ainda assim, quando jimi hendrix a viu, ele disse: mary, eu tava esperando você! "por quê?" fiquei sabendo que você bola os melhores becks do reuni unido.


elas tavam se preparando pra uma temporada em hamburgo, sobre a qual tava todo mundo do mundo da música super empolgado, quando pensaram "precisamos de um empresário". cutucaram brian epstein no ombrinho, "quer ser nosso empresário?". ele disse sim, com uma condição: nada de ir pra hamburgo.



fazer a viagem dos sonhos tocando numa banda de rock OU assinar com o empresário dos beatles? as meninas não tiveram dúvida: no dia seguinte estavam em hamburgo. depois de tocas por todo o continente europeu, receberam o convite dos sonhos: ir tocar em las vegas. mas queriam que elas estivessem topless. essa não é a primeira vez que vemos como a misoginia e objetificação do mundo da música atrapalha a carreira de mulheres.


após recusarem o convite, a banda foi pouco a pouco se desfazendo: syl ficou grávida, val se casou e passou a cuidar do marido paraplégico, pam passou a abusar de álcool e drogas e mary não quis continuar a banda com as substitutas que a gravadora encontrou. ela casou com um rapaz parecido com o bob dylan que conheceu num show - e acabou desistindo de ser freira.


mas foi a fundadora da banda the liverbirds, a primeira banda de rock só de mulheres de liverpool. emocionante!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo