• melody erlea

xuxa new wave: os looks e a música da rainha dos baixinhos

esse post acompanha uma playlist!



chegou o dia que até o programa do luciano huck virou pauta nesse blog! eu não tava assistindo mas uma maravilhosa seguidora, das antigas e que manja do que eu gosto, me avisou: a xuxa e a dani calabresa tavam dublando os clássicos do xou da xuxa e reproduziram APENAS meu figurino preferido da história do programa.



essa roupa preta-e-branca listrada, meio terno meio robô, com esses ombros enormes... meu coração bate até mais forte, porque eu tenho certeza absoluta que o figurinista que desenhou essa roupa se inspirou diretamente num dos meus figurinos favoritos da vida: o terno surrealista de klaus nomi, que por sua vez é uma versão do terno dadaísta da david bowie, usado no saturday night live em 1979.



algum gênio da equipe de figurinistas do xou da xuxa vestiu a mulher de bowie/nomi. e toda vez que eu penso nisso eu fico emocionada.


eu amo esse figurino, a história dele e tenho um post enorme no blog, diversos posts no insta

e uma guia inteirinha só pra ele, contando a história de suas origens - os figurinos de sonia delaunay para uma peça dadaísta de 1923 - e todos os looks que viriam a existir influenciados por ele.


mas não é pra menos: xuxa tinha um time de figurinos e caracterização afiadíssimo, que tinha ideias incríveis de roupas que fossem doidas o suficiente pra encantar crianças, mas não estranhas demais para assustá-las. eles se banhavam em inspirações da alta costura, das semanas de moda e, do jeitinho que eu gosto, da cultura pop.


liderada por sandra bandeira, a equipe de figurino incluía nomes como willis ribeiro e marcelo cavalcanti, que segue trabalhando com a apresentadora. de acordo com cavalcanti, xuxa sempre topou experimentações nos seus looks e embarcava em todas as ideias - contanto que todos os figurinos passassem por sua aprovação e que suas sugestões também fossem assimiladas.



foi graças aos incríveis figurinistas que o xou da xuxa teve looks inspirados em moschino, jean paul gaultier, christian lacroix, pierre cardin, mugler, issey miyake e outros grandes nomes das semanas de moda - inclusive, xuxa chegou a usar um look mugler de passarela num programa. e graças à xuxa, michael jackson, she-ra, grace jones e robocop também foram algumas das referências nos looks. xuxa arriscava desenhar seus próprios croquis, verbalizava suas ideias para as roupas e acompanhava de perto a produção dos figurinos.



xuxa acabou se tornando ícone fashion brasileiro, criando uma assinatura de estilo própria facilmente reconhecível - que até a hebe copiou! shortinho, botas compridas, ombreirão: esse é o look xuxa. mas a influência dela vai muito além de figurinos na tv - quantas meninas e mulheres desse brasilzão de meudeus chamam, até hoje, o elástico de cabelo de xuxinha?



não era só na produção do programa de tv e do figurino que xuxa tinha uma equipe antenada - a ideia de usar referências do mundo real adulto para produzir conteúdo infantil era aplicada também à produção dos discos da xuxa.


o 1o disco do xou da xuxa (que é, na verdade, o terceiro disco da apresentadora) é uma pequena pérola pop-brasuca, com letras divertidas, ambíguas e atraentes para adultos e crianças, além de clara influência do new wave e da sonoridade oitentista. as músicas tem um saborzinho de pop-rock brasileiro do mais gostosinho, com pitadas de kid abelha, de blitz, de lulu santos, paralamas, marina lima.... o disco tem, inclusive, um dueto com evandro mesquita e canções escritas por rita lee e frejat, além de um cover da canção black orchid, de steve wonder. o xou da xuxa vendeu tantas cópias, mas tantas cópias, que ganhou um disco de ouro, um disco de platina, e um disco de diamante - que teve que ser inventado especialmente pra xuxa.


o disco seguinte, xegundo xou da xuxa, mantém a tradição do sonzinho pop-new-wave-para-crianças, com dois destaques: a festa do estica e puxa, composição original do chiclete com banana, e o cover da música hey mickey, sucesso gringo da cantora toni basil. a letra em português, dizem, foi escrita pela própria xuxa.


deu saudade? eu preparei uma playlist só com as melhores músicas da xuxa-anos-80, com a pegadinha new wave que eu amo, aquele roquinho-pop brasileiro cheio de sintetizadores e solinhos de guitarra para a criança dos anos 80 que ainda vive dentro de você. se joga!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo