top of page
  • Foto do escritormelody erlea

Dapper Dan, o alfaiate do Harlem

[texto publicado originalmente na fresh people]



O estilista Daniel Day, aka Dapper Dan, já tinha seu ateliê de roupas customizadas há alguns anos quando Mike Tyson o colocou nos radares da mídia. O ano era 1988 e o NY Times publicava a notícia de uma briga entre Tyson e seu rival Mitch Green, em frente a um local no Harlem listado como Ateliê Dapper Dan. Na foto do Times, Tyson exibia sua nova jaqueta de couro branco: encomenda que ele havia acabado de buscar no tal ateliê do Harlem.


O ateliê de Dapper Dan funcionou 24 horas por dia sem parar por 8 anos e era um ponto de encontro de artistas, músicos e notívagos do bairro. As criações de Dan mesclavam as modelagens preferidas pelos artistas do Harlem com a exclusividade das grifes de alta costura, criando uma estética nova, autêntica e marcante.


Numa época em que as grifes de luxo estampavam apenas bolsas e carteiras, Dapper Dan desenvolveu uma técnica de estamparia de logomarca para peças inteiras em couro, de roupa e calçados a estofados de automóvel. Apreciado por gente como Run DMC, Salt-&-Pepa, LL Cool J e Bobby Brown, ele enxergou uma fatia de mercado de moda que ainda era ignorada pelas grandes marcas: o cada vez mais influente mundo do rap e do hip hop.


Com a crescente popularidade do designer, não demorou muito para que seus conjuntos de couro inteiramente estampados com logomarcas atraíssem atenção negativa. Em 1992 o alfaiate foi processado pela Gucci, fechou seu negócio e se retirou do olhar público por mais de 20 anos - até ser resgatado por saudosos do Instagram que passaram a compartilhar fotos antigas de suas criações.


Em 2017, Dapper Dan voltou aos holofotes quando Alessandro Michele desfilou para Gucci uma jaqueta de mangas bufantes muito similar a uma antiga criação de Dan, de 1988, feita para a atleta Diane Dixon. A similaridade não passou despercebida e, quando confrontada, a Gucci creditou Dapper Dan como referência e o convidou para uma parceria - trazendo o trabalho do icônico alfaiate do Harlem para as grandes semanas de moda pela primeira vez.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page