top of page
  • Foto do escritormelody erlea

Hedi Slimane Rock 'n' Roll

[publicado originalmente na fresh people]


É fato que o rock entra e sai de moda continuamente - do folk ao punk ao grunge, de tempos em tempos vemos, nas passarelas e vitrines, o revival de estéticas que nasceram de movimentos jovens que pregam, ironicamente, a anti-estética, a ruptura com costumes, o oposto do que se esteja fazendo no mercado da moda. Mas é inegável que certas grifes trabalham essa apropriação com mais malemolência que outras.


Na década de 1970, Yves Saint Laurent foi uma das primeiras maisons a beber da contracultura: inspirado na revolução folk acontecendo na música alternativa a partir de meados dos anos 60, YSL desfilou coleções influenciadas pelo estilo boho de gente como Joni Mitchell e pela cultura hippie no geral. Seria o início de uma longa tradição da marca de trazer a contravenção do rock para a alta moda - tradição essa resgatada por Hedi Slimane, diretor criativo da YSL de 2012 a 2016.


Hedi Slimane trouxe o rock de volta à moda. Com coleções inspiradas no grunge, no punk e no indie, o designer conseguiu traduzir a ousadia, a androginia e a sensualidade do rock para uma linguagem chique e fashionista. Com musas como Kim Gordon e Sky Ferreira, Slimane passou a atrair o olhar dos fãs de música para seu trabalho, rejuvenescendo e aplicando o alcance da Saint Laurent.


Um amante de música e subculturas, Slimane parecia querer reproduzir em suas coleções para YSL os mesmos sentimentos que despertavam nele seus ídolos do rock. “Eu olhava para meus heróis da música e me sentia reconfortado. Eu faria qualquer coisa para ser como eles, e não me esconder em roupas largas, com medo de comentários negativos. Bowie, Keith Richards, Mick Jagger, Mick Jones, Paul Weller; eu me sentia conectado e fascinado pela estética e estilo desses caras.”


Nem sempre elogiado, criticado, às vezes, por estar tentando reavivar um gênero visual considerado datado e previsível, acusado de ser literal demais em suas releituras fashion do grunge, a verdade é que Slimane reacendeu o interesse jovem pela moda da YSL, liderou uma era inesquecível da grife e assinou seu nome na história da moda. Tudo ao som de rock ‘n’roll.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page