top of page
  • Foto do escritormelody erlea

o figurino de dick tracy e o auge da madonnice


em 1990 madonna tava tipo no auge de sua madonnice (ou pelo menos em um dos vários auges de madonnice que ela teve): um ano antes ela tinha causado furor com o estonteante e genial clipe de like a prayer (numa época em que vídeoclipes tinham relevância o suficiente para escandalizar o mundo), e agora ela reconfigurava a cultura pop novamente com o hit vogue.


o sucesso estrondoso tanto de like a prayer quanto de vogue trouxeram a madonna a um outro patamar de popstar - para além de músicas dançantes em discotecas e um estilo rebelde-pop, elementos que marcaram a explosão-madonna nos anos 80, agora ela tinha posicionamento, voz, e suas músicas e clipes exalavam suas visões de mundo, nem sempre palatáveis na mídia mainstream. e foi no meio de clipes polêmicos e hits absolutos que, em 1990, nasceu a blond ambition tour: controversa, sexual, inesquecível.


like a prayer, vogue, blond ambition (sem contar o doc na cama com madonna, que saíria em 1991)… no meio desse turbilhão do que eu chamei de auge da madonnice, é comum que a gente esqueça de uma das muitas empreitadas cinematográficas de madonna: dick tracy.


não sei se a gente esquece ou prefere discretamente não mencionar, porque como a maioria dos filmes de madonna, dick tracy não é assim uma obra-prima. mas é divertido, absurdo e bem bonito de olhar. isso se deve, em grande parte, ao trabalho de fotografia e ambientação, que manteve uma paleta de cores restrita que tentava emular as cores das impressões dos anos 30, quando os quadrinhos originais do dick tracy foram produzidos.


mas preciso dizer que se tem algo que faz os olhos ficarem grudados na tela esperando o próximo frame, é o magnífico trabalho de figurino de milena canonero - em especial os looks glamurosos e retrô de madonna.


enquanto todos os outros personagens tem um figurino fixo nas cores da paleta do filme, madonna tem uma troca infindável de roupas. ela interpreta breathless mahoney, cantora femme fatale oprimida pelo patriarcado criminoso, e tem roupas para se apresentar, para seduzir, para ensaiar… ela vive presa dentro de uma boate, mas seu guarda-roupa expressa um mundo inteiro de possibilidades e desejos. sinto que, para mahoney, explorar a moda acabe sendo a única maneira de exercer sua liberdade de escolha.



a figurinista, milena canonero, descrevia mahoney como “uma criatura da noite”, e como tal ela sempre captura nossa atenção. paetês, transparências, modelagens esculturais, tudo sempre finalizado com o batom vermelho e o cabelo cacheado platinado, referenciando marilyn monroe. como eu disse: o auge da madonnice.


pra mim, esse momento estético de madonna tá pau-a-pau com todo o resto da madonnice de 1990. e olha que a gente tá falando de quando ela se esfregou de leve no jesus cristo negro, usou sutiã de cone até pra premiação chique, simulou masturbação no palco, e fez documentário revelador. pode por figurino do dick tracy nessa lista de madonnices icônicas de 1990, esse é meu voto.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page