top of page
  • Foto do escritormelody erlea

Ola Hudson: a estilista que vestiu os anos 70

[publicado originalmente na press pass]


Pouco se ouve sobre a multiartista Ola Hudson, mas ela é uma das grandes mentes criativas por trás do impacto estético da década 1970. Envolvida com artes desde cedo, Ola estudou no Instituto de Dança de Paris antes de se mudar para Londres, onde se casou e teve seu primeiro filho, Saul Hudson - que o mundo iria conhecer como Slash, guitarrista do Guns ‘n’ Roses.


Após crises no conturbado casamento, a artista se mudou para Los Angeles, e rapidamente emplacou uma carreira como estilista e figurinista. Com um olhar autêntico para a moda, Ola ajudou a criar uma estética glam que era ao mesmo tempo retrô e futurista, e que virou símbolo dos anos 70. A designer vestiu gente como Janet Jackson, Diana Ross, Ringo Starr, John Lennon, Pointer Sisters e Iggy Pop.


Infelizmente, há pouco registro ou arquivo de suas icônicas criações para astros da música, mas alguns de seus designs estão no MET Museum; entre eles, o icônico look desenhado para David Bowie e seu personagem Thin White Duke, alter ego que Ola ajudou Bowie a criar desde sua concepção.


A designer teve uma relação romântica com David Bowie, para quem fez diversos figurinos, inclusive os de seu filme de 1976, The Man Who Fell to Earth, assim como os looks de photoshoots e shows do disco Station to Station, do mesmo ano.


Após seu falecimento, em 2009, Slash declarou: “Foi ela que me expôs a muito da música que me influenciou [...] Ela me mostrou todo tipo de arte e a importância de se expressar artisticamente através da dança e da música. Era a criatividade personificada”.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page