top of page
  • Foto do escritormelody erlea

os filmes das olsen moldaram meu estilo



se teve algo que eu gastei boa parte do meu tempo online fazendo foi vendo fotos das gêmeas olsen nos fotologs. o período de 2006 a 2010 é meu favorito, e também o mais cheio de polêmicas sobre o corpo, o peso, o estilo, a saúde e o comportamento das duas. mas eu gostava mesmo de ver as rôpa tudo.


meu interesse não era à toa: quase da minha idade, as olsen foram celebridades que cresceram comigo, e a mudança de estilo das duas da adolescência para a vida adulta me fascinava.


e se até hoje eu considero as gêmeas olsen campeãs de um estilo puramente delas, sem nenhum apego a tendências e modismos, a verdade é que meu estilo pessoal foi muito mais influenciado pelas olsen da minha infância e adolescência.



o próprio estilo pessoal delas - trabalhado nas camadas e texturas - é fruto dos anos em que, ainda atrizes, as olsen eram vestidas pela personal stylist judy swartz, que trabalhou com as irmãs desde muito cedo, compôs os figurinos de todos os filmes delas e também muitos de seus looks de tapete vermelho.


foi judy que despertou nas olsen o amor por peças oversized e o estilo boho fluído, que a stylist trouxe de seu período nos anos 70 e 80 vestindo bandas de rock. para as produções das gêmeas, tudo era adaptado para um versão palatável adolescente, o que criou um estética única, bem diferente do que se oferecia para moda tween nos anos 2000. muito disso vinha do fato de que judy preferia comprar roupas nas seções adultas e customizá-las e ajustá-las para ashley e mary-kate - além dos diversos looks desenhados e produzidos pela própria stylist.


as olsen não trabalham mais com judy swartz, mas o efeito que essa parceria teve no meu imagináro fashion, nos meus desejos sartorialistas e na minha ALMA é irremediável. e olha que eu nem sou, atualmente, entusiasta da moda y2k - mas o que as gêmeas olsen tavam vestindo nos anos 2000 ia além das tendências da época. temos as silhuetas comuns da época, claro: cintura baixa, muita calça jeans, modelagem flare, regatinhas. mas os figurinos e looks de red carpet das olsen nesse período tinham um quê de mágico, um tanto de vanguarda, e muita muita muita intenção por trás.


a cada filme, o figurino era certeiro em, ao mesmo tempo, retificar o estilo que era marca registrada das irmãs olsen e compor de maneira coerente e coesa o universo proposto pelo filme em questão. aqui alguns dos que marcaram minha vida, minha mente, e meu gosto pessoal:


1 - billboard dad

pode não parecer, assim, de olhar pra mim, mas eu fui profundamente impactada pelo figurino casual californiano desse filme. as calças capri, as saias retas de cintura baixa, os chinelos de plataforma, as blusas de alcinha com cardigan, os penteados!!!! e, principalmente, a tendência que varreu minha adolescência por uns 6 meses: os óculos de lente colorida. meu deusss, que surto, eu fiz todos os membros da minha família caçarem esses óculos pra mim na 25 de março.


2 - holiday in the sun

esse filme tinha o meu figurino adolescente de verão DOS SONHOS! o que eu customizei de brusinha sem autorização da minha mãe pra tentar imitar essa regata rabiscada, o que eu desejei um biquini de bandana, o quanto eu sonhava com o caimento perfeito dos jeans de cintura baixa e regatas pretas...


3 - winning london

só as olsen conseguem misturar perfeitamente calça tye-die com tweed, chapéu pescador com tartan, estilo boho/hippie/surfista adolescente com casacos de lã e tons invernais. sem contar que esse filme tem uma cena incrível de sequência de troca de roupas em lojas por londres que mora eternamente na minha cabecinha.


4 - our lips are sealed

nessa incrível aventura em que as gêmeas vão parar na austrália nós temos a delícia de ume stilo todo trabalhado na tendência-handbook dos anos 2000: aquela coisa meio surfista meio havaiana, cheia de estampa de hibiscos e biquinis. basicamente é isso, biquini e hibisco - mas são as gêmeas olsen, né, então também tem penteados, bandanas, mini óculos de sol, chinelo de plataforma... e um incrível momento de looks cordenados mondrian-inspired que faz valer os anos que passei assistindo a péssima atuação dessas duas.


5 - getting there

estilo adolescente de inverno em seu primor, é assim que eu descrevo o figurino desse filme. é claro que as roupas tem um quê muito especial quando elas vestem meninas de 16 anos que acabaram de ganhar um carrão e vão viajar pelos estados unidos para as olimpíadas de inverno. qualquer look fica bom com tamanha liberdade teen, algo que eu jamais experimentei. de qualquer maneira, eu AMO as camadas de jaquetas, cachecóis e camisetas tipicamente americanas, amo os tons terrosos das roupas, amo os chapéus, boinas, gorros, e, claro, as calças com barra arrastando no chão (usei muito).

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page