top of page
  • Foto do escritormelody erlea

Rob Halford: da estética BDSM ao heavy metal

[texto publicado originalmente na fresh people]

“Ao contrário do que o meu look parece indicar, eu sou bem baunilha na cama”, diz Rob Halford, vocalista do Judas Priest, em sua autobiografia “Confess”, publicada em 2020. O look do qual ele fala é o visual clássico heavy metal de jaquetas de couro, correntes e botas pesadas, cuja invenção é atribuída a Halford e sua banda.


Formada em 1969, o Judas Priest passou por algumas fases antes de cunhar o visual e a sonoridade do heavy metal clássico em 1978 com o álbum Stained Class. Diz Halford que quem sugeriu a mudança de look foi KK Downing, guitarrista da banda na época, ideia que Rob acatou com entusiasmo. Para Halford, essa era uma oportunidade de participar da comunidade, cultura e estética gay sem ter que se assumir publicamente.


Ao invés do que a narrativa flower power de libertação sexual parece indicar, a década de 1970 não era muito amigável à homossexualidade - e o mundo do rock pesado ainda menos. Havia poucos artistas, na música e fora dela, trabalhando temas homossexuais em suas obras - um deles, Tom of Finland, artista visual da Finlândia que obteve notoriedade mundial com suas ilustrações de temática BDSM e homoerótica, foi uma das grandes inspirações do novo look que Rob Halford criou para si.


Tom of Finland influenciou muita gente nas cenas da contracultura. Da fotografia de Robert Mapplethorpe aos visuais do Village People e Freddie Mercury. Rob Halford se inspirou no ilustrador finlandês para expressar esteticamente o lado de sua personalidade que precisava esconder - sua orientação sexual.


Em entrevista, o músico conta que muitas de suas letras davam indicações da vida dupla que ele levava, como nas canções "Raw Deal", que descreve uma noite num bar gay, ou "Grinder", cujas metáforas ambíguas tem um subtexto homossexual.


Era assim, através das letras de suas músicas e de seu visual, que Rob, discretamente, comunicava quem ele era antes de sair do armário em 1998, acidentalmente, durante uma conversa com a MTV. E muito antes de se assumir gay, Rob Halford trouxe a estética sadomasô para o mundo hétero e machista do rock pauleira, mudando para sempre a cara do heavy metal.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page