top of page
  • Foto do escritormelody erlea

A Hipersexualidade do Cock Rock

[publicado originalmente na fresh people]


Torsos à mostra, calças justas e uma sexualidade agressiva no palco: em poucas palavras, é assim que se define o cock rock, uma expressão utilizada para descrever um gênero musical associado ao hard rock dos anos 70, 80 e 90, e a uma estética e uma sonoridade carregadas de sexualidade e hiper-masculinidade.


O conceito foi explicado academicamente pelo sociólogo Simon Frith, em 1981. Segundo Frith, o cock rock costuma atrair o público masculino por brincar com elementos que transmitem a ideia de dominação, usando instrumentos e pedestais de microfone como símbolos fálicos de poder - ou como corpos femininos objetificados sendo acariciados e manipulados.


Artistas como Iggy Pop e Ted Nugent, e os frontmen de bandas como Led Zeppelin, The Doors, Guns ‘n’ Roses, Van Halen e The Who são considerados “cock rockers”: eles oferecem uma experiência musical que vem atrelada à imagens de quartos de hotel destruídos, groupies anônimas e ônibus de turnê onde qualquer loucura pode acontecer.


Muitas vezes no cock rock o poder sexual e o talento musical estão intrinsecamente conectados e não funcionam um sem o outro. A própria sonoridade dessas bandas é carregada de uma sexualidade dominadora: o som é alto, ritmicamente repetitivo, com picos de estimulação sonora, e as letras das canções são menos importantes do que a cadência dos vocais, intensos e agudos. Não por acaso, o Hair Metal oitentista, o ápice do cock rock, foi o período dos grandes guitar heroes.


Bandas e artistas reconhecidos como cock rockers muitas vezes se expressam visualmente com elementos considerados hiper-femininos: cabelos longos, roupas justas, paetê, salto e maquiagem. A sexualização da performance musical aliada ao visual que flerta com o glam e o feminino fez do cock rock um gênero facilmente caricatural, tendo uma interpretação mais cômica em bandas como The Darkness e Steel Panther. E, precisamente porque o cock rock brinca com o feminino em contraste com o masculino, ele não fica contido aos homens - Suzi Quatro e Joan Jett são as primeiras mulheres consideradas cock rockers, e outras possíveis representantes do cock rock feminino são a banda The Donnas e a cantora Beth Ditto, do Gossip.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page