top of page
  • Foto do escritormelody erlea

o passado punk da madonna




não é difícil imaginar uma ny em 1979, fervendo de artistas, músicos, e um respiro final de uma estética e sonoridade punk setentista - agora imagina no meio disso uma jovem madonna, recém chegada à cidade e doida pra mudar o mundo do showbusiness.


fan-girl de debbie harry, mega influenciada por vozes como patti smith e chrissie hynde, e mega admiradora de ska two-tone, as primeiras empreitadas musicais de madonna foram em bandas punk - a breakfast club, de 1979, na qual ela era baterista (doideira, né? mas esse assunto a gente deixa pra outro dia), e em seguida a emmy and the emmys, banda da qual era era líder, vocalista e compositora, e cujo nome era uma homenagem a seu próprio apelido na infância.



foi durante a emmy que a parceria artística entre madonna e stephen bray, com quem tinha um relacionamento mais ou menos romântico desde a faculdade, se estreitou. ele assumiu a bateria da banda, e os dois compunham juntos. emmy lançou um ep de 4 faixas em 1980 - só que cês sabem né, a madonna inventou os anos 80, e se tem algo que não era muito novo nessa virada de década era esse tal de punk.



tanto ela quanto stephen tavam se interessando pela sonoridade disco, em transformação na época, com a cultura de clubes noturnos e "música de dj" que crescia na cidade - e decidiram começar a fazer umas músicas ~dançantes~ juntos.


dessa experimentação saíram sucessos dos dois primeiros discos da madonna, e um blueprint do que viraria a música e estética pop dali por diante. eles seguiram trabalhando juntos na carreira solo da cantora até o disco like a prayer, de 1989. foi com stephen que madonna escreveu alguns de seus grandes hits da década de 80.



um desses hits, burning up, lançado em 1983, era uma versão pop de uma música que eles escreveram juntos na fase punk da emmy and the emmys.


o documentário "naked ambition", feito pra tv britânica, conta um pouco dos anos da madonna antes da fama, e tem alguns trechos disponíveis no youtube.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page