top of page
  • Foto do escritormelody erlea

sixto rodriguez: o rockstar que não sabia que era rockstar



imagina ser o maior músico e letrista de sua geração e nunca ficar sabendo? imagina ter vendido mais discos que elvis, roling stones e até beatles, mas nunca ter recebido um único centavo?


pois foi o que aconteceu com sixto rodriguez, músico de detroit, que gravou dois discos icônicos em 1970 e 1971. a ironia do destino é que ele teve baixíssima popularidade nos estados unidos e acabou desistindo da carreira de músico.


só que do outro lado do atlântico, num país assolado pelas políticas raciais do apartheid, sixto rodriguez, com suas canções trovadoras, politizadas e românticas, se tornou porta-voz de um sonho juvenil de liberdade e igualdade, de revolução e mudança.


na áfrica do sul, rodriguez se tornou uma lenda.


os rumores dizem que os primeiros discos de rodriguez chegaram à áfrica do sul trazidos por turistas norte-americanos, e eram tocados em festas de universitários. de boca-em-boca e mão-em-mão, através de fitas k7 caseiras, rapidinho o cara virou o maior ídolo rock da década de 70 - pena que ele nunca ficou sabendo.


igualado a nomes como bob dylan e donovan, sixto virou mais do que uma estrela do rock - ele virou símbolo de uma geração inteira que acreditava piamente que o cantor havia cometido suicídio após o lançamento de seu segundo álbum, coming from reality.


foi só nos anos 90, curiosos com a falta de informação sobre o artista, que dois fãs decidiram ir atrás do cara - e o encontraram, em sua casinha em detroit.


em 1998 sixto rodriguez fez sua primeira turnê na áfrica do sul, seis shows lotados de milhares de pessoas - de adolescentes a idosos, todas as gerações sulafricanas puderam ver o maior astro do rock de todos os tempos, pela primeira vez - e de volta dos mortos.


dá play no vídeo pra ver a emoção dessa galera ao ver seu ídolo! o documentário "searching for sugar man", de 2012, conta a história de sixto rodriguez, e está disponível completo no youtube!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page