top of page
  • Foto do escritormelody erlea

presos numa caixa com o no doubt: um breve tratado sobre confinamento diretamente dos anos 90



esquece don't speak, hey baby e a gwen-arrasa-quarteirões-de-cabelo-platinado: minha fase preferida da gwen stefani e do no doubt é bem lá no comecinho, quando o cabelo dela ainda era natural e o irmão dela, eric stefani, escrevia e compunha as músicas. o disco no doubt, de 1992 (o primeiríssimo deles) é uma pequena obra-prima do ska noventista norte-americano.


gwen e eric stefani com um poster autografado da banda de ska madness

trapped in a box foi o único single lançado, e o clipe foi pago com grana da própria banda porque a gravadora não quis bancar o lançamento. não passou na mtv nem na vh1, mas virou um marco do início da banda e é uma delícia de música até hoje.



a letra é um poema do guitarrista da banda, tom dumont, e foi musicada por eric, e fala sobre viver preso dentro de uma caixa - com paredes ao invés de céu, com telas que entendemos com janelas, sem espaço para pensar, com gratificações instantâneas e fuga da realidade em um clique. e são esses cliques e essas telas que nos dizem o que comer, como viver, o que pensar.


pohannn! isso foi escrito em 1992, muito antes da internet virar o que virou, das redes sociais dominarem nossas vidas e, principalmente, muito antes dessa quarentena que nos confinou nessas caixas que chamamos de lar.


pensa que nos últimos meses a gente tem falado tanto sobre estar confinado mas, de verdade verdadeira, estamos presos em caixas faz décadas já - dá uma tristeza, mas pelo menos tem música boa até no desespero, na solidão e no isolamento social.


e pra você que não conhece essa fase inicial do no dount, pega esse vídeo do no doubt ao vivo em 1990 - é simplesmente maravilhoso!


olha essa vibe, olha a felicidade de todos no palco, olha gwen stefani por senhor jesuisinho olha esse look meio 90s grunge ainda, olha esse cabelo, olha toda uma ingenuidade no olhar dela *risos*


essa é a primeira apresentação da banda na tv:


absolutamente incrível! desde a apresentadora lorde origins 80s goth sem intonação na voz até o look macacão e cabelo nos ombros da gwen, passando pela ~estética~ toda nesse palco e o show em si, claro, que é muito bom (mas eu acho que eles parecem meio ~akward~ tocando sem uma platéia de show???)


e aí esse aqui (o nome diz 1993, mas a data na câmera diz 91??? não entedirrr), que já dá pra ver a gwen superstar se formando, nascendinho; percebam que agora ela já tem o cabelo mais arrumado (e nesse estilo 40s que ela continuou usando até hoje, só que, né, ligeiramente mais platinado). esse é show de lançamento do primeiro disco, olha essa galera, casa lotada!


e esse, de 1994, primeira vez que eles tocaram as músicas do tragic kingdom (que seria lançado no ano seguinte) ao vivo:



que banda, gente. imagina um desses shows (especialmente o primeiro que eu postei, praticamente um momento histórico da música, e que energia, que vibe, que show impecável), essa vibe ska-punk-90s é apenas d++++


aqui tem uma entrevista com eles bem novinhos, e eu simplesmente AMO esse vídeo da gwen adolescente - já vocalista da banda no doubt - criando um figurino listrado igualzinho o que ela usa em the sweet escape!



e se isso não foi o suficiente pra te maravilhar, pega todos esses visus (vai passando pro lado na galeria pra ver todas as fotos!):



e, pra finalizar, pega essa baby gwen com 13 anos pedindo autógrafo pro sting!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page