top of page
  • Foto do escritormelody erlea

mais um ano de mundo, mais um ano de repete roupa



atrasei um pouquinho esse post mas foi por motivos de férias, piscina, chinelo (e até umas beijocas). mas um diazinho de atraso não faz mal: enquanto pra muitos a passagem do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro é motivo de reflexão, pra mim a data importante mesmo é 2 de janeiro - o aniversário do meu blog e da minha jornada de auto-descoberta, de melhoria da minha relação com roupas, compras, estilo e consumo. e de crescimento desse web-espaço que em 7 anos virou meu gabinete de curiosidades, meu depositório de looks, e meu meio de comunicação; além de fonte de amizades, trampos, oportunidades, viagens, parcerias e até uns recebidinhos.


o que tenho a dizer ao completar 7 anos de RR é apenas um sonoro e audível: QUE DOIDEIRA!


quem diria que de um desafio pessoal com duração de um ano eu iria juntar, meio sem querer, uma pequena comunidade virtual de gente trocando ideia, largando mão de padrões de consumo e estilo, se divertindo ao se vestir e aprendendo a usar roupas sem regras. isso sem contar todos os papos sobre música, filme, história e outras loucuras que eu e vocês compartilhamos durante todo esse tempo. nem acredito que construí algo tão duradouro (eu, que tenho preguiça de começar as coisas e mais preguiça ainda de dar continuidade a qualquer projeto) e que encontrei tanta gente que compartilha do meu modo de ver a vida. obrigada a todo mundo que acompanha, os que tão desde o comecinho, os que chegaram mais recentemente... vocês mudaram e mudam minha vida todo dia!


pra quem é novo por aqui, fiquem sabendo: dia 2 de janeiro de 2017, uma segunda-feira, foi o início do repete roupa. a princípio esse blog era o registro de um desafio que me propus naquele ano: passar 12 meses sem consumir supérfluos. a decisão veio de um junção de dois momentos prévios na minha existência: a tentativa de trampar com jornalismo de moda, que foi um período em que aprendi muito mas me frustrei muito, e a descoberta do estilo de vida minimalista e leitura de blogs de gente ao redor do mundo que abdicou do consumo excessivo pra ver qualéqueé. meu primeiro post, de exatos 7 anos atrás, em que falo um pouco sobre essa vontade de consumir menos, ter menos e viver mais, tá aqui pra quem quiser ler.


pra eu passar o ano sem comprar nada que eu não fosse precisar, eu fiz uma lista do que era essencial na minha vida e que eu poderia consumir no ano de 2017. também fiz outra lista, dos itens proibidos - essa lista incluía roupas, acessórios, coisas de casa e cozinha, decoração, tudo que eu não realmente ia precisar. e desde então, todo ano eu faço uma lista de compras anuais, com o que eu preciso, com o que eu quero e com o que eu poderei comprar naquele ano. tem coisa que tá na lista desde 2017 e eu ainda não fui atrás kkkk, e tem outras coisas que vêm e voltam da lista, tipo roupas.


pra quem tiver curiosidade, eis aqui:


e, sem mais delongas, a lista de compras de 2024:


gastos essenciais/fixos

  • mercado (inclui alimentação, limpeza, higiene pessoal e itens pra cachorro)

  • gastos com automóvel e transporte (inclui gasolina, pasagem de ônibus/metrô, ipva, manutenção do carro, seguro, estacionamentos e pedágios)

  • gastos de moradia (inclui aluguel, condomínio, iptu, reparos, faxineira, internet, luz, gás, água, streamings spotify, prime, starplus)

  • alimentação fora de casa (inclui almoço na escola, restaurantes, botecos e bares, ifood)

  • créditos para celular

  • cosméticos: protetor solar, hidratante, delineador (repor quando acabar)


gastos planejados

basicamente coisas de apartamento (estou de mudança e vou precisar alocar parte do meu salário no primeiro semestre para lidar com isso. o fato de esses itens serem gastos planejados não significa que eu farei tudo isso esse ano. a ideia é destacar prioridades e ir me organizando financeiramente ao longo do ano)

  • trocar máquina de lavar roupa

  • pintura do apê velho antes de entregar

  • terminar pintura do apê novo

  • instalar box de chuveiro

  • terminar armário/cabides para closet

  • emoldurar todas as ilustrações guardadas

  • carreto para mudança

  • novo gabinete de tv (que caiba vitrola e vinis embaixo)

  • trocar a TV (se rolar)

gastos permitidos

com parcimônia e prudência (só porque é permitido não quer dizer necessariamente que vou consumir, e se consumir não significa que será com muita frequência)

  • discos de vinil (usados e garipados, máximo de um por mês, de preferência menos)

  • trampos e arte de amigos

  • shows, viagens e experiências (inclui cinema, restaurantes, bares, festas)

  • tatuagens (máximo de três no ano)

  • sapatos (máximo dois pares no ano), acessórios (poucos e bons)

  • itens de decoração únicos garimpados (a ideia não é ativamente sair para comprar itens de decoração, mas se eu esbarrar num item de segunda mão diferente, interessante e que me apeteça esteticamente, posso comprar)

  • substituir itens necessários que sejam danificados ou perdidos


observações

  • livros não estão na lista: tenho centenas baixados no kindle que não li ainda, e, como sempre, darei preferência para livros que consigo encontrar gratuitamente online em versão para kindle. se necessário ou se eu quiser muito algum livro especial, diferente, vintage, posso me permitir comprar, considerando, claro, se o valor é possível para mim.

  • o foco dos meus gastos, pelo menos no primeiro semestre, será deixar meu novo apê com carinha de lar. provavelmente não irei a shows caros ou farei grandes viagens, nem consumirei nada da minha lista de permitidos que não seja relacionado ao apartamento.

  • na lista desse ano não tem roupa. a ideia é passar o ano sem comprar roupa, como fiz quando comecei esse blog em 2017. mas, a princípio, serei menos ambiciosa e vou manter as roupas fora da lista de compras pelo primeiro semestre. em julho eu reavalio essa necessidade (e se decidir comprar roupas, que sejam compras planejadas a partir das faltas e necessidades que senti ou não no semestre sem comprar)


meu segundo post no RR foi esse aqui, descrevendo um pouco minha relação com roupa, moda e estilo, e minha vontade de desatrelar essa relação da sensação de ter que consumir e comprar coisa o tempo todo. foi desse desejo que surgiu a segunda parte do meu desafio original, e, a meu ver, o que atraiu, inicialmente, um público interessado nas minhas peripécias. se o objetivo inicial era não comprar supérfluos por um ano, o segundo objetivo se tornou aproveitar todo o potencial das roupas que eu já tinha no armário e destravar minha criatividade e meu olhar. para isso, toda semana eu escolhia uma peça de roupa do meu armário e usava de segunda a sábado, tentando variar o máximo possível as maneiras de vestir.



esse ano repetindo roupa foi um incrível aprendizado, mas acho que nunca mais quero repetir a experiência hahahah. mas foi muito bom para entender o que eu realmente gostava de vestir, e a partir daí iniciar uma evolução e construção do meu estilo que resgatava minhas próprias referências pra comunicar quem eu era. faz 6 anos que estou nesse desenvolvimento, e em 2023 acho que finalmente cheguei perto da versão de mim mesma que eu tinha na minha cabeça. seis longos anos de transição que eu fiz sem pressa, me ouvindo, renovando o armário pouco a pouco. se tem algo que eu aprendi é que sempre sempre SEMPRE vai haver uma sacola de desapegos no canto do armário. nosso estilo nunca se estabiliza, porque a gente tá constantemente mudando.


ao longo desses anos, o repeteroupa também evoluiu, cresceu, mudou... agora nesse espaço a gente conversa sobre cultura pop, história, música... e segue se inspirando com a ideia de nos vestir de nós mesmas, sem regras, sem nóia, com liberdade e diversão.



e quanta coisa aconteceu nesses anos! dei palestras em faculdades e escolas, participei de eventos como fashion revolution e brasil eco fashion week, dei cursos e workshops (tanto online quanto presenciais) em centros culturais, coletivos de arte e museus, fiz parcerias mil, e até escrevi um zine pra celebrar 5 anos de blog!


às vezes nem acredito que tô há tanto tempo nessa, que tem tanta gente me acompanhando, e que esse blog trouxe tanta coisa legal pra minha vida pessoal e profissional. valeu a todo mundo que tá por aí me lendo e vendo meus vídeos, de verdade mesmo! vida longa ao RR :3







0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page